Auxílio-Maternidade para MEI: quem tem direito e como solicitar

Auxílio-Maternidade para MEIs

Se você é microempreendedora individual (MEI), entender os seus direitos é essencial, especialmente em momentos importantes da vida, como a chegada de um filho.

Assim, uma das dúvidas mais comuns é: MEI tem direito a auxílio-maternidade? A resposta é sim! Contudo, é preciso entender como funciona esse benefício, quais são os requisitos e como solicitá-lo.

Venha com a SuaMEi entender o que é esse direito e quem pode pedi-lo.

Índice

MEI tem direito a auxílio-maternidade?

Sim, a microempreendedora individual tem direito ao salário-maternidade, desde que tenha contribuído para o INSS por, pelo menos, 10 meses.

Ou seja, esse direito é garantido mesmo para quem trabalha por conta própria, desde que esteja em dia com os pagamentos da DAS.

Nota Fiscal não é o bastante para mitigação de riscos

Quando solicitar o auxílio-maternidade?

Para que a MEI receba o auxílio-maternidade, é necessário apresentar uma das seguintes situações ao INSS:

De acordo com a diretriz do benefício, homens também podem recebê-lo em situações de adoção, guarda judicial ou falecimento da mãe da criança.

Qual o valor e duração do benefício?

O valor pago corresponde a um salário mínimo vigente durante o período de recebimento. No entanto, é preciso estar atento à duração do auxílio, que varia conforme o tipo de evento:

Como solicitar o auxílio-maternidade para MEI?

O processo é simples e totalmente online. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o portal Meu INSS
  2. Faça login com sua conta Gov.br
  3. Clique em “Agendamentos/Solicitações” e depois em “Novo Requerimento”  
  4. Busque por “Salário-Maternidade Urbano”
  5. Preencha os dados solicitados e anexe os documentos exigidos
  6. Escolha a agência do INSS para acompanhamento (mesmo sendo online)
  7. Informe seus dados bancários e finalize o pedido

Além disso, tenha os seguintes documentos em mãos:

Quer garantir a segurança dos seus prestadores de serviço? A SuaMEi pode te ajudar nessa!

Com uma solução 100% on-line, você terá acesso a recursos que mitigam a segurança da sua empresa contra ações trabalhistas e muito mais. Descubra como fazemos isso:

Para a empresa contratante Para a pessoa jurídica contratada
Todos os contratados atuam com a documentação regularizada
Contabilidade completa gratuita
Sem preocupação com a emissão de NFs
Seguro de vida de 40 mil reais
Contrato seguro com todos os PJs
Segurança com a contribuição do INSS
Redução de riscos jurídicos e fiscais
Facilidade na emissão de NF e pagamento de impostos
Relatórios de status disponíveis em tempo real e 100% on-line
Time de suporte à disposição

Buscando regularizar suas contratações?

Entre em contato conosco pelo formulário abaixo.

Auxílio-Maternidade para MEI: quem tem direito e como solicitar

Auxílio-Maternidade para MEIs

Se você é microempreendedora individual (MEI), entender os seus direitos é essencial, especialmente em momentos importantes da vida, como a chegada de um filho.

Assim, uma das dúvidas mais comuns é: MEI tem direito a auxílio-maternidade? A resposta é sim! Contudo, é preciso entender como funciona esse benefício, quais são os requisitos e como solicitá-lo.

Venha com a SuaMEi entender o que é esse direito e quem pode pedi-lo.

Índice

MEI tem direito a auxílio-maternidade?

Sim, a microempreendedora individual tem direito ao salário-maternidade, desde que tenha contribuído para o INSS por, pelo menos, 10 meses.

Ou seja, esse direito é garantido mesmo para quem trabalha por conta própria, desde que esteja em dia com os pagamentos da DAS.

Nota Fiscal não é o bastante para mitigação de riscos

Quando solicitar o auxílio-maternidade?

Para que a MEI receba o auxílio-maternidade, é necessário apresentar uma das seguintes situações ao INSS:

De acordo com a diretriz do benefício, homens também podem recebê-lo em situações de adoção, guarda judicial ou falecimento da mãe da criança.

Qual o valor e duração do benefício?

O valor pago corresponde a um salário mínimo vigente durante o período de recebimento. No entanto, é preciso estar atento à duração do auxílio, que varia conforme o tipo de evento:

Como solicitar o auxílio-maternidade para MEI?

O processo é simples e totalmente online. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o portal Meu INSS
  2. Faça login com sua conta Gov.br
  3. Clique em “Agendamentos/Solicitações” e depois em “Novo Requerimento”  
  4. Busque por “Salário-Maternidade Urbano”
  5. Preencha os dados solicitados e anexe os documentos exigidos
  6. Escolha a agência do INSS para acompanhamento (mesmo sendo online)
  7. Informe seus dados bancários e finalize o pedido

Além disso, tenha os seguintes documentos em mãos:

Quer garantir a segurança dos seus prestadores de serviço? A SuaMEi pode te ajudar nessa!

Com uma solução 100% on-line, você terá acesso a recursos que mitigam a segurança da sua empresa contra ações trabalhistas e muito mais. Descubra como fazemos isso:

Para a empresa contratante Para a pessoa jurídica contratada
Todos os contratados atuam com a documentação regularizada
Contabilidade completa gratuita
Sem preocupação com a emissão de NFs
Seguro de vida de 40 mil reais
Contrato seguro com todos os PJs
Segurança com a contribuição do INSS
Redução de riscos jurídicos e fiscais
Facilidade na emissão de NF e pagamento de impostos
Relatórios de status disponíveis em tempo real e 100% on-line
Time de suporte à disposição

Últimos artigos

Aplicativos e motoboys PJs: saiba os novos riscos

GPS pode ser utilizado para comprovar vínculo empregatício?

Pague certo, mitigue risco: PJ deve receber em conta jurídica

Pejotização: Gilmar Mendes adia audiência e critica CLT